Embarque para a Suíça

11/08/2011 – Embarque para a Suíça

Logo após o café da manhã, fomos até o Carrefour comprar umas bolachinhas para levar na viagem até a Suíça.

O check out no hotel deveria ser feito até às 11h. Arrumamos as malas e ficamos vendo TV até 10h50min. Depois pegamos o metrô e seguimos para a Stazione Centrale. Nosso trem para Lucerna, na Suíça, sairia só 13h10min.

Perto do meio-dia fomos comer um pedaço de pizza, na estação mesmo, e aproximadamente 12h40min fomos para o trem.

A cidade de Milão é parecida com Roma, ou Florença, ou demais cidades grandes da Itália. Claro que existe todo o “glamour” por ser referência da alta costura, mas nós que fomos conhecer os pontos turísticos, reparamos mais na arquitetura das construções. E também nas vitrines das lojas de grife, claro.

Talvez estranhamos um pouco por conta de muitos estabelecimentos estarem fechados para férias, então a cidade estava meio vazia. Também como em outras cidades italianas, há muitos pedintes pelas ruas e nas portas das igrejas.

Mais uma vez o dicionário dos livros da Publifolha nos deixou na mão. Se você quer falar para o garçom que a comida estava gostosa, ou saborosa, ou deliciosa, esqueça. Nenhuma dessas três palavras tem no dicionário. Mas se você precisar falar ‘neozelandês’ ou ‘hamster’, encontrará a tradução em italiano.

De acordo com nossa passagem e também com a orientação que a moça nos deu na hora de vender o bilhete, deveríamos trocar de trem em Arth-Goldau, mas assim que o trem partiu, pontualmente diga-se de passagem, o sistema de som anunciou que deveríamos “cambiar” na estação de Chiasso, já em solo suíço

A fiscal que passou verificando as passagens também disse o mesmo, então, quando chegamos em Chiaso trocamos de trem, e seguimos até Arth-Goldau onde faríamos outra troca.

Passagens para a Suíça

As paisagens pelo caminho são muito bonitas. Muitos vales, muita área verde. Passamos por regiões com lagos aonde o pessoal vai para passear. Alguns fazendo passeios de barco, outros simplesmente “tomando” um sol, como se fosse um dia na praia mesmo. Se não me engano, as fotos são do Lago de Lugano e Lago de Como. As fotos estão com o reflexo do vidro do trem, mas não escondem a beleza do lugar.

Trem da Itália para a Suíça

Chegamos em Arth-Goldau e vimos que o trem para Lucerna estava atrasado uns 20 minutos. Enquanto esperávamos, a plataforma foi enchendo. O trem demorou pouco mais de 20 minutos, e a viagem até Lucerna em torno de meia hora.

Estação de trens em Arth-Goldau

No caminho, mais paisagens fantásticas, agora, creio, já do Lago de Lucerna.