Pular para o conteúdo

De onde ver a Acrópole do alto

Vendo a Acrópole de Atenas por outros ângulos.

Após o almoço, devido ao calor que estava bem forte, decidimos voltar ao hotel para um banho e descansarmos um pouco.

Ficamos lá até às 17h, horário ao qual seguimos para o topo da Colina das Musas, também conhecida como Colina de Filopapo, local onde está o Monumento de Filopapo. A ideia era ficar lá até escurecer, para vermos a Acrópole e seus monumentos sob a luz da lua e com iluminação artificial.

A Colina das Musas, ou Monte Filopapos

Foi laá da Acrópole avistamos Monumento de Filopapo, que é um antigo mausoléu grego dedicado a Gaio Júlio Antíoco Epifânio Filopapo, que foi um príncipe do Reino de Comagena.

Pensamos que demoraríamos bastante para chegar até o topo, mas foi super fácil. Então a ideia de ver a Acrópole iluminada lá de cima precisou ser alterada, pois teríamos que ficar horas ali esperando, além de termos que descer no escuro depois, pois o caminho não tem iluminação pública.

Trilha para subir no Monte Filopapo.

Tiramos algumas fotos da Acrópole, já que a visão dali é excelente, e também do Monumento de Filopapo, então decidimos seguir para o Monte Lykavittos, um morro mais alto do que a Acrópole, que fica do outro lado da cidade.

Partenon visto do Monte Filopapo.

Acrópole de Atenas vista do Monte Filopapo.

Atenas vista do Monte Filopapo.

Monumento de Filopapo.
Monumento de Filopapo.

O Monte Lykavittos, de onde se poder ver a Acrópole do alto

Dona patroa já estava desistindo da ideia, quando viu que estávamos na rua do nosso hotel. Isso a encorajou seguir caminhando. Para cortar caminho, passamos por dentro do Jardim Nacional, e em pouco mais de trinta minutos estávamos no Monte Lykavittos.

Para chegar ao topo do Monte Lykavittos há duas opções: caminhando morro acima (1h30min +-) ou pelo teleférico (nem 10 min), ao custo de 7 euros (ida e volta). Não tenham dúvidas de que escolhemos o teleférico.

O horário de funcionamento do teleférico é de segunda a domingo, das 9 am até às 3 am.

Teleférico do Monte Lykavittos.

No topo do Monte Lykavittos, além de uma capela (igreja de São Jorge), tem um restaurante. Acho que era por isso que tinha um povo bem chique e bem vestido que subiu no teleférico conosco.

Já havia bastante gente lá em cima. Arrumamos um cantinho para nós e ficamos ali aguardando o pôr do sol, que ocorreu pouco depois das oito horas.

Enquanto isso, aquele povo chique ficou andando pra lá e pra cá, um padre apareceu e ficou um tempo na porta da capela, soldados recolher e dobrar a bandeira grega que estava ali hasteada.

Fizemos algumas fotografias de Atenas por cima, ainda com a luz do sol e depois com suas luzes acesas, e da Acrópole iluminada, e depois pegamos o teleférico morro abaixo para voltarmos ao hotel.

Estádio Panatenaico visto do Monte Lykavittos.

Acrópole de Atenas vista do Monte Lykavittos.

Bandeira grega no Monte Lykavittos.

Soldados recolhendo a bandeira grega.

Pôr do sol no Monte Lykavittos.

Estádio Panatenaico ao anoitecer.

Acrópole de Atenas sob o luar, com iluminação artificial.

Atenas vista do do Monte Lykavittos.

A igreja de São Jorge, no alto do Monte Lycavittos.
A igreja de São Jorge, no alto do Monte Lycavittos.

Paramos para comer algum a coisa num local que tem na esquina da rua do hotel e que funciona 24 horas. Dona patroa pediu um lanche com peito de peru e eu pedi um falafel para fecharmos o dia.

Lanchinho de peito de peru da Dona Patroa.

Falafel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!