City tour por Estocolmo

Hallå (Olá em Sueco)

No post passado esquecemos de colocar as fotos do hotel. Segue:

Fachada do hotel
Hall de entrada, no primeiro andar

O domingo amanheceu como minha irmã gosta: cinza. Ela adora tempo nublado. Mas foi só o tempo de tomar o café da manhã (pago a parte – 60 Sek) que já começou a chover. E forte.

Mesa do café da manhã
Lanche
Iogurte com cereais no café da manhã

Esperamos no quarto até umas 10h10min e nada de a chuva parar, mas diminuiu um pouco. Saímos assim mesmo, pois passar o dia no quarto não dá.

Nossa primeira parada foi num píer em frente ao Berzelii Park de onde saem alguns passeios náuticos, em frente ao Kungliga Dramatiska Teatern (Teatro Dramático Real). Ao lado desse teatro tem uma estátua na calçada que parece com aquelas pessoas que ficam imóveis para receber alguns trocados, mas era estátua mesmo. Não tinha o recipiente na frente para colocar as moedas.

Monumento no cruzamento das ruas Grev Turegatan e Birger Jarlsgatan
Kungliga Dramatiska Teatern (Teatro Dramático Real)
Parece ou não aquelas pessoas que imitam estátuas?
Parece ou não aquelas pessoas que imitam estátuas? Esta é Margaretha Krook, umas das mais respeitadas atrizes suecas

De lá seguimos para o Nationalmuseum (Museu Nacional). Não entraríamos, fotos somente externas. Limitamo-nos à recepção. Dona patroa aproveitou o serviço de “free-wc” hehehe.

Monumentos de cavalos na Stallgatan

Depois fotografamos o Kungsträdgården (Jardins do Rei) e atravessamos a ponte Strömbron para alcançar o Kungliga Slottet (Palácio Real) e o Tre Kronor (museu).

Karl XII,  rei do Império Sueco de 1697 de 1718
Karl XII, rei do Império Sueco de 1697 de 1718
Ópera Real Sueca
Kungliga Slottet (Palácio Real) e o Tre Kronor (museu)

Até pensamos em entrar, mas como os demais palácios e museus imperiais que vimos, acreditamos que só deve mudar o personagem nas pinturas da monarquia. Ah, e também havia uma placa sinalizando que não poderíamos fotografar. Então não entramos.

Nisso a chuva deu uma trégua. Fotografamos a Storkyrkan (Catedral de São Nicolau – por fora – 40 Sek para entrar) e vimos um aglomerado de pessoas em frente ao palácio, e uns guardas demarcando uma área com uma corda. Certeza que haveria algo ali. Paramos para ver.

Storkyrkan (Catedral de São Nicolau)

Aconteceria a troca da guarda. Chegamos bem na hora. E a chuva também chegou. Mas nem o povo e nem os guardas se intimidaram. Debaixo d’água e sob os olhares dos turistas protegidos por seus guarda-chuvas, marcharam e fizeram todas as solenidades necessárias.

Povo aguardando para ver o que iria acontecer
Guarda real

Foi o tempo de fazerem a primeira troca e partirem para a outra entrada que parou de chover. Tiramos mais algumas fotos por ali e pouco tempo depois encontramos a tropa voltando ao ponto de origem, havendo trocado os guardas de cada entrada do palácio.

Seguimos pelas ruazinhas estreitas da Cidade Velha (Gamla Stan) e realmente parece que estamos na época medieval. Passamos em frente ao Museu do Prêmio Nobel e pela Tyska Kyrkan (igreja germânica ou de Santa Gertrudes). Encontramos outra estátua que parece uma pessoa parada pra ganhar dinheiro.

Tyska Kyrkan (igreja germânica ou de Santa Gertrudes)
Mais uma estátua que parece aquelas pessoas que imitam estátua
Mais uma estátua que parece aquelas pessoas que imitam estátua. Esta é de Evert Taube, cantor e autor sueco

Ali perto, aproveitamos para almoçar. Escolhemos o restaurante Paganini. Dona patroa foi de risoto e eu escolhi uma pasta com carne e bacon. Estava delicioso. Quentíssimo. Não pedimos nada para beber, mesmo assim uma garrafa de água foi colocada na mesa.

Pasta
Risoto

Lembramos de Montevideo, onde o garçom colocou os pãezinhos do ‘couvert’ na mesa e dissemos que não queríamos e ele respondeu que, querendo ou não, entraria na conta. Sendo assim, bebemos a água, já que possivelmente pagaríamos por ela. Ao pedir a conta, vimos que a água não foi cobrada.

Aqui em Estocolmo eles têm um costume estranho diferente. A conta vem com o valor dos produtos consumidos e uma caneta, onde você anota o quanto de “extra”, ou seja, taxa de serviço, você quer deixar, e logo abaixo anota o total de tudo.

No restaurante de ontem aconteceu algo parecido, mas o garçom trouxe direto a máquina para passar o cartão de crédito e eu deveria digitar o valor da conta, com ou sem o “extra”.
Bom, eu não sei vocês, mas turista independente como nós, economiza onde dá. Ainda mais depois daquele golpe que sofremos em Viena. Não deixamos gorjetas em lugar nenhum, só se já vier na conta.

Pode até ser mais justo, afinal se você gostou do serviço você deixa um adicional, e o quanto quiser. Mas com turista pobre isso não funciona.

Seguimos andando pela cidade até outra ilha (Estocolmo é formada por várias delas) e fotografamos a Cidade Velha ao longe, depois voltamos para as ruazinhas medievais para chegar até a igreja Riddarholmskyrkan (greja em Riddarholmen – 40 Sek). E adivinha quem apareceu? O sol! Ficamos até mais felizes, pois amenizou um pouco o frio.

Monumento abaixo da estátua do besteiro

Nisso dona patroa quis voltar correndo até o Museu Nacional para usar o serviço “free-wc”. Depois de refeita, voltamos todo o caminho para, aí sim, chegamos na igreja Riddarholmskyrkan, passando primeiramente no Riksdagshuset (Parlamento). Tiramos algumas fotos externas da igreja e seguimos em direção à Stockholms Stadshus (Prefeitura), passando pelo Riddarhuset (Palácio da Nobreza) mas não chegamos até lá, uma vez que não entraríamos (é pago – 90 Sek – e de domingo não abre). Fotografamos ao longe mesmo.

Museu Nacional, agora com um pouco de sol
Riddarholmskyrkan
Ópera Real Sueca
Estátua do rei Gustav Adolf II, conhecido como o "Leão do Norte"
Estátua do rei Gustav Adolf II, conhecido como o “Leão do Norte”
Se não tem flor, não é nosso blog.. rsrsrs
Estátua próxima ao Parlamento sueco
Parlamento sueco
Riddarholmskyrkan
Riddarhuset (Palácio da Nobreza)

Depois fomos numa lojinha de souvenires comprarmos nossa lembrancinha e em seguida, hora com chuva hora sem chuva, voltamos ao hotel.

Paramos numa das lojas da rede 7 Eleven que tem perto do hotel para tomar um capuccinno, e aproveitamos para comer um brioche doce.

Hora do lanchinho na 7 Eleven

De noitinha nem saímos do hotel. A chuva desencorajou-nos.

1 comentário em “City tour por Estocolmo”