Centro Histórico e Mercado de Santiago

03/11/2008.

Acordamos por volta das 7h e fomos tomar o café da manhã oferecido pelo hotel. Pão, manteiga, sucrilhos com leite, café, chá, geleias.

Hoje o dia promete uma boa caminhada.

Pegamos o metrô na estação Salvador e descemos na estação La Moneda e conhecemos os principais pontos turísticos de Santiago: Palácio de La Moneda (sede do governo), Centro Cultural Palacio de La Moneda, Plaza de Armas, a Catedral, o prédio do Correio (só a fachada) e o Museu Casa Colorada (só a fachada).

Infelizmente não atentamos em nosso planejamento que os museus não abrem às segundas-feiras. Voltaremos outro dia para visitá-los (somente alguns; aqueles que despertaram maior interesse).

Palácio de La Moneda
Palácio de La Moneda (fundos)
Praça em frente ao Palácio de La Moneda
Estátua de Pedro de Valdivia, na Plaza de Armas
Placa de Pedro de Valdivia, na Plaza de Armas
Casa Colorada

Por volta das 10:30h a dona patroa estava com fome, e quis procurar um McDonalds que tivesse McCafé. Encontramos um McDonalds no shopping, mas não serviam café. Então ela optou por um lanche mesmo, e eu só dei umas “beliscadas” na batata frita.

De lá fomos ao Mercado Central, onde a variedade de pescados e frutos do mar é grande. E também muitos restaurantes.

Sobre o cheio de peixe no ar nem preciso dizer nada, né. Em alguns corredores havia muita água no chão, o que causava má impressão.

Após muito andar e desviar do pessoal dos restaurantes que nos assediava para almoçar, paramos no restaurante Tio Willy para provar a tal Centolla (caranguejo) e provar o famoso Pisco, que lembra uma caipirinha.

Escolhemos esse restaurante porque o garçom era muito falador, conversou com a gente sobre futebol (do Brasil), política (do Brasil) e nos prometeu um Pisco na faixa (opa!!).

A centolla era vendida inteira, na faixa de 80 mil pessos (R$ 300,00) ou em porção de 6 mil pesos (R$ 22,00). Como não sabíamos o sabor, pedimos inicialmente uma porção menor, já que a centolla inteira vem com os bracinhos, perninhas etc. Eu gostei, vem com um molho de limão. A dona patroa ficou só no purê de batata.

Centolla com purê de batata
Centolla inteira. Foto: www.restaurantegibraltar.com.br
Pisco

Depois de descansar um pouco, fomos até o Cerro San Cristóban, passando pelo Parque Florestal e pelo Museu de Belas Artes (não entramos).

Museu de Belas Artes

É uma subida e tanto até o topo do Cerro, e o funicular, um tipo de bondinho, estava em manutenção. Então fomos até o topo de van mesmo. É muito alto, dá pra enxergar longe.

Santiago vista do Cerro (Cordilheira ao fundo)
Inmaculada Concepción

Tem uma capela lá no alto, e um local para cultos ao ar livre.

Capela
Flores no Cerro

Há um teleférico que liga um ponto a outro do Cerro, mas optamos por andar só um pequeno trajeto, ida e volta, pra ver “qualé que era”. É show.

Antes de pegar a van para descer, paramos para tomar um sorvete, pois estava muito quente.

Importante: no Cerro há um Museu do Vinho, que descobrimos só depois. No guia que é entregue no balcão de informações nem é citado.

Descemos da van na rua Pio Non. Caminhamos em direção ao bairro Providência, próximo ao hotel, para irmos no escritório da Tur-Bus comprar as passagens para Valparaíso, nosso destino de amanhã. De lá, fomos até um mercado comprar alguns itens para o café da manhã do dia seguinte, pois sairemos antes do horário que o hotel serve o café.

Chegando no hotel, vimos no site da Tur-Bus que haviam poucos lugares disponíveis no ônibus para Pucon, que pegaríamos daqui a dois dias. Então corremos de volta no escritório da Tur-Bus para garantir nossos lugares.

Aproveitamos que estávamos na rua e procuramos algum lugar para comer, embora com pouquíssima fome. A maioria dos locais estavam cheios, ou eram muito caros, então optamos por um lanche da Subway.

Ao regressar ao hotel, banho e cama.

Hoje reparamos muitos carros diferentes de montadoras conhecidas. Vários modelos de Toyota e General Motors que não existem no Brasil. Muitos modelos asiáticos também (Suzuki, Kia) e pouquíssimos VW e Ford. Fiat, alguns.

No bairro onde fica o hotel, está repleto de embaixadas: Índia, Itália, Indonésia…..

Procurando hospedagem em Santiago do Chile? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.