Boia-cross no Rio Taquaral

Atividade no Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo.

O café da manhã na pousada começa a ser servido às 07h30min, porém, como nosso guia turístico marcou de nos encontrar na pousada entre quinze para as oito e oito horas, o pessoal da pousada preparou o café mais cedo, às 7h.

A mesa de café continha frios, pão francês e de forma, mamão, melão, maçã e banana, iogurte e cereais, bolos, leite e café.

Pouco antes do horário combinado encostou um micro-ônibus em frente à pousada e também alguns guias estavam por ali, mas nenhum deles era o Aelson, da agência a qual contratamos (Muriqui). Na realidade, eles eram de uma agência de São Paulo, que também contratou os passeios junto à Muriqui para o grupo deles que também estava hospedado na mesma pousada que nós.

Ônibus da agência de São Paulo.

Pouco antes de sairmos para o primeiro dia de passeio neste final de semana de Páscoa, um dos guias desta agência, o Eduardo, perguntou se a gente estava indo para o mesmo passeio, e após nossa confirmação ele ofereceu para irmos com eles no ônibus, deixando assim nosso carro na pousada.

Da pousada até a entrada do Parque Estadual Carlos Botelho são aproximadamente 22 km. A estrada que atravessa o parque até o município de Sete Barras/SP está interditada para obras de asfaltamento, então o máximo que os visitantes conseguem chegar é na sede do parque.

Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo.

As trilhas no Parque Carlos Botelho devem ser feitas com monitores/guias turísticos, exceto a trilha do Rio Taquaral. Algumas necessitam de reservas.

Parque Estadual Carlos Botelho - placa com informações turísticas.
Parque Estadual Carlos Botelho – placa com informações turísticas.

Depois do alongamento pré-trilha, o grupo foi dividido em duas turmas. Enquanto um grupo já foi para a trilha, o grupo onde nós estávamos seguiu para algumas casinhas onde estão expostos quadros informativos do parque e também alguns animais empalhados.

Busto de Carlos Botelho.
Centro de Visitantes do Parque Estadual Carlos Botelho.
Exposição no Centro de Visitantes do Parque Estadual Carlos Botelho.

Em outro prédio vimos os fetos de uma anta e de um macaco, além de alguns crânios de macacos, armas de caçadores e mais animais empalhados.

Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo.
Feto de anta - Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo.
Feto de anta – Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo.
Crânio de macacos - Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo.
Crânio de macacos – Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo.
Lista de animais correndo risco de extinção.

Hora do boia-cross

Dali nós fomos para a Trilha do Rio Taquaral, onde é feita a atividade de boia-cross. São 2,5 km de trilha, onde levamos aproximadamente meia hora até o ponto de início do boia-cross, e a atividade com boias percorre aproximadamente 600 metros do rio.

Placa indicativa da Trilha do Rio Taquaral, em São Miguel Arcanjo.
Trilha do Rio Taquaral, em São Miguel Arcanjo.

Antes da atividade de boia-cross, caminhamos até uma prainha onde podemos nos refrescar nas águas calmas do Rio Taquaral. A escadinha de acesso facilita para quem quer descer até o leito do rio.

Prainha na Trilha do Rio Taquaral, em São Miguel Arcanjo.

Por conta das águas calmas do rio, o boia-cross é feito sem adrenalina. Ideal para iniciantes e pessoas que tem medo da prática deste esporte. Mesmo assim, o uso dos equipamentos de segurança é obrigatório.

O guia Aelson demonstrando como segurar-se na boia.
Boia-cross no Rio Taquaral.
Olha quem apareceu por aqui: um esquilo.

Voltando para a sede do Parque encontramos esta dupla de seriemas passeando pelo local.

Seriemas - Parque Estadual Carlos Botelho.
Seriemas – Parque Estadual Carlos Botelho.

Dali seguimos para o Restaurante Mata Atlântica, que fica há alguns metros antes da portaria do Parque. O local também tem pousada e espaço para camping. A refeição era à vontade por pessoa, ao preço de R$ 23,00.

Comemos bem, mas no horário em que chegamos algumas opções já estavam no final e a reposição é um pouco demorada. Já o atendimento nas mesas é rápido, mas para pagar… aff. Demorou a sermos atendidos.

Na parte da tarde fizemos a Trilha da Cachoeira do Ribeirão Branco, que vocês conferem no próximo post.