Passeio de um dia em Pipa

19/08/2009.

Por volta das 8:00h, após o café da manhã, saímos em direção à Pipa, considerada uma das mais belas praias do Brasil, através da rodovia BR-101. A estrada é duplicada até certo ponto, depois vira mão dupla. A duplicação dos demais trechos já está em andamento, mas parece que em passos lentos. Ha trechos começados que parecem estar parados, outros parecem estar prontos, mas bloqueados para uso. O pessoal aproveita o bloqueio pra andar de bicicleta, fazer caminhada etc.O pessoal do Exército é escalado para trabalhar nessas obras.

Saindo da BR-101 na cidade de Goianinha, a estradinha até Pipa também é mão dupla, com alguns buracos e muitas lombadas, porém sem sinalização nenhuma.

Chegando em Pipa, a cidade me lembrou Buzios/RJ: ruazinhas estreitas, trânsito formado mesmo com poucos carros, muitas lojinhas e restaurantes.

Rua de Pipa
Telefone público

Às 10:30h descemos até a praia para fazer um passeio de barco, afim de ver os golfinhos. Aguardamos a chegada do restante do pessoal, vestimos os coletes (obrigatórios até chegarmos no barco) e fomos até o barco em umas jangadinhas motorizadas. Com a maré baixa, vimos vários barcos “encalhados” na areia. Um rapaz nos disse que depois do almoço, com a maré alta, pouco espaço de areia estaria disponível aos banhistas.

Seguimos navegando até a Baia dos Golfinhos, na esperança de ver os bichos, mas eles estavam tímidos, quase não apareceram. A “promessa” de que era possível nadar entre eles (vimos numa foto em um folder) não se cumpriu. Ficamos um tempão esperando para vê-los, até que pegamos o caminho de volta, mas não sem antes parar num ponto para o pessoal dar um mergulho. Eu também fui.

Baia dos Golfinhos

Tinha uma moça no barco que passou mal pra caramba, não sei se ela já estava indisposta ou não. Mas “chamou o Hugo” algumas vezes.

Após umas 2 horas de passeio, voltamos para o local de partida, e realmente a parte de areia estava menor, e os barcos já estavam flutando na água.

Pipa na maré alta

Subimos de volta para o centrinho e paramos para almoçar no primeiro restaurante que vimos, o Panela de Barro.

Panela de Barro

Sentamos numa mesinha com vista para o mar, e pedimos um prato chamado Posta de Robalo. Estava muito bom. Ah, o garçon disse que o melhor horário para ver os golfinhos nesse passeio que fizemos é na parte da tarde, pois eles aparecem com mais frequência.

Pipa

Almoço -Robalo

Descansamos um pouco e seguimos no caminho de volta, parando no Santuário Ecológico de Pipa, onde fizemos algumas trilhas. O lugar é bem legal. Andamos por todo o parque, que possui alguns mirantes que proporcionam vistas maravilhosas. No mirante da tartaruga, vimos…. tartarugas !!

Santuário Ecológico de Pipa
Mirante do Golfinho
Trilha

Na trilha do pirata, a mais puxada, descemos por uma escadaria íngrime até a praia, mas por conta da maré alta, não tínhamos acesso à areia.

Final da Trilha do Pirata

Subimos de volta e fizemos mais algumas trilhas até a saída. No meio do parque há um pequeno museu, com sanitários e bebedouro.

Mirante Salto da Raposa

A idéia era voltar para Natal por Tibau do Sul, onde pegaríamos uma balsa e seguiríamos pela Rota do Sol, mas acho que viramos para o lado errado em algum cruzamento, e quando vimos já estávamos na mesma estradinha entre Pipa e Goianinha. Chegamos no hotel às 18h.

Às 20h saímos para jantar com um casal de amigos que moram em Natal, Romulo e Marta Murdock. Fomos na Cabana do Carangueijo, que fica ao lado do Cactus, onde jantamos no primeiro dia. Nesse restautante tem rodízio de camarão, R$ 25,00 por pessoa. Estava ótimo, era camarão de tudo quanto é jeito. Para beber não podia faltar o suco de cajá.

Depois saímos para dar uma volta, fomos nos locais badalados de Natal… barzinhos, pubs, boates. Tem um albergue que parece um castelo medieval, e ao lado é um pub.

Chegamos no hotel por volta das 23:30h. Foi uma noite muito agradável.